Pasta de dente preta: a verdade por trás da promessa de dentes brancos

A tendência dos produtos de beauté orgânicos e com princípios ativos naturais tem crescido cada vez mais nos últimos anos com a promessa de uma rotina de beleza mais simples, saudável e até barata. E nessa nova onda, acabam surgindo novidades um pouco peculiares – e entra a pasta de dente preta.

Já parte da linha permanente das marcas Beverly Hills Formula e da internacionalmente renomada Curaprox, o creme dental da cor da meia-noite possui carvão ativado em sua composição, o que, segundo os fabricantes, promove uma limpeza profunda do sorriso, filtrando as impurezas e partículas que amarelam os dentes, e combate à placa. Para quem tem alma de cientista maluco, há também marcas que oferecem o pó de carvão ativado para ser aplicado com a escova.

pasta-de-dente-preta-1

(Imagem de internet – Pasta de dente de carvão)

Além de menos tóxicas, as marcas afirmam que a grande vantagem sobre as pastas de dente branqueadoras comuns se dá no menor desgaste, pois as tradicionais fórmulas clareadoras sao abrasivas e danificam o esmalte. Um leve pigmento azulado ajuda a causar o efeito ótico de dentes ainda mais brancos.

A promessa é tentadora, mas a cirurgiã dentista Josi Robaina mantém cautela sobre os produtos. “Adicionar carvão ativado nas pastas de dente não tem nenhum embasamento científico”, afirma, “se o carvão tiver a capacidade de remover manchas, será por abrasão, criando um desgaste no esmalte do dente”. Assim, a forma mais segura de realmente branquear os dentes é em um consultório, pois a quebra do pigmento se dá por oxidação.

Fonte: Vogue, acesso 27/03/2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s