Museu utiliza Oculus Rift para te colocar dentro de um quadro do Salvador Dalí

Salvador Dalí ainda nem era nascido quando o pintor francês Jean-François Millet criou seu famoso quadro “O Ângelus”. Seu primeiro contato com a tela foi no ensino fundamental, quando se deparou com uma reprodução exposta nas paredes da escola.

O quadro de Millet se tornaria uma obsessão de Dalí, que produziu uma série de pinturas e ensaios baseados nessa única imagem, sempre em busca de referências e enigmas. Ele inclusive cismou que os camponeses não estão rezando, mas sim choram a morte de seu filho ali enterrado.

Conta a história que, de tanto Dalí insistir, o Museu do Louvre submeteu a tela ao raio-x e descobriu um pequeno caixão entre as camadas. Seria a prova de que um funeral era mesmo a ideia original de Millet, mas que acabou substituindo-o por um cesto de batatas.

O que interessa aqui é que em uma de suas fantasias sobre “O Ângelus”, o artista espanhol reinterpretou a cena, colocando o casal como ruínas antigas em uma paisagem noturna. Dois pares de figuras observam, ambas mostrando Dali como uma criança acompanhada por um adulto – a figura que aponta é seu pai, é que está sentada é sua babá.

Fonte: B9, acesso em 27/01/2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s