“Brasil deve ser o segundo mercado de higiene e beleza em dois anos”, diz presidente da Johnson & Johnson.

“Vaidades, mitos e verdades: por que as mulheres brasileiras são nº 3 no mundo em consumo de cosméticos” foi tema do 1º Seminário Mulheres Líderes promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e pelo LIDE MULHER, com a participação da presidente da divisão de Consumo da Johnson & Johnson no Brasil, Duda Kertész. O encontro aconteceu na noite da última terça-feira, no auditório da Gocil, em São Paulo, e reuniu 130 pessoas.

“Hoje, o Brasil é o terceiro mercado do mundo e já seríamos o segundo se não fosse a desvalorização cambial dos últimos dois anos. Mas é previsto que ocupemos a segunda posição em 2017”, diz Kertész. “O curioso é que um país como a Índia, que é mais populoso que o Brasil, levará 10 anos para chegar à posição que hoje o Brasil já detém”, completa.

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(Imagem de internet – Máscara de beleza)

Um dado que contribui para esta perspectiva é o aumento da mulher no mercado de trabalho. “Em 17 anos a participação saltou de 39% para 60%. Esse crescimento impulsiona o mercado da beleza. Antes, a mulher se conformava em ser objeto e hoje ela quer ser sujeito. Participa do mercado de trabalho, tem independência e poder de decisão de compra em 80% dos casos”, reforça ela. “Em 38% dos lares a renda delas é a principal da casa. Elas formam o nosso target principal e temos pesquisas para identificar o que elas esperam dos produtos de higiene e beleza”, esclareceu Duda.

Duda finalizou dizendo que a mulher busca o equilíbrio dos papeis que desempenha na vida. “Como essa busca chega ao mercado da beleza? A diferença fundamental da brasileira para as mulheres de mercados desenvolvidos é que assumimos que a beleza é importante”, conclui a presidente da empresa.

Para João Doria, presidente do LIDE, Duda Kertész é um exemplo do papel que hoje a mulher desempenha. “Ela liderou uma transformação na Jonhson & Jonhson. A empresa tinha bons resultados, bons produtos e era líder de mercado em diversas categorias. Porém, com sensibilidade, ousadia e criatividade, a Duda estabeleceu novas plataformas de marketing e aumentou o share de vários produtos. Um verdadeiro exemplo de como fazer mais e melhor. De como não ficar acomodado com um cenário confortável”, finalizou.

Fonte: Administradores, acesso em 23/05/2015.

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