Google Trends

trends-image

(imagem de internet)

Qualquer um pode dizer que o Google Trends não faz uma previsão perfeita do futuro, mas quando se trata de fazer escolhas inteligentes de negócios é uma ferramenta de marketing digital que pode fornecer em apenas 20 minutos mais do que aquilo que conseguiríamos em anos de pesquisa. E tudo gratuitamente.

De forma sucinta, o Google Trends  é a ferramenta de palavras-chave do Google que nos mostra não o volume exato de pesquisas por cada keyword, mas sim qual o processo evolutivo da popularidade de um termo. Por outras palavras, permite-nos saber se as pessoas estão a pesquisar mais ou menos sobre um determinado assunto.

Mas como usar o Google Trends? E para quê utilizá-lo? Uma das razões pela qual usamos Trends é porque, antes de nos projetarmos na 1.ª Página de Resultados do Google, precisamos de saber que termos vale a pena trabalhar.

Queremos com isto dizer, que o melhor é centramos as ações estratégicas em termos que estão a crescer do que em termos que, efetivamente têm uma procura, mas cuja importância na Internet é cada vez menor ou então ainda não possuem um volume de pesquisas assinalável.

Tendências negativas

Se já utilizou a ferramenta, provavelmente sabe que nem sempre são obtidos resultados. Porquê? Porque muitas vezes, o volume de pesquisa por uma determinada palavra-chave é tão baixo que nem chega a ser suficiente para que o Google considere que há uma tendência assinalável.

Como tal, embora a primeira impressão seja eliminar imediatamente todas as palavras-chave que possuem uma tendência decrescente, a verdade é que o facto de existirem dados sobre ela é por si só um fator positivo.

Assim sendo, se numa primeira fase devemos trabalhar termos em crescimento, numa segunda devemos centrar as atenções nos termos que, apesar de serem menos usados, ainda são tendência.

Por fim…
As noções obtidas permitem tomar riscos calculados e canalizar os esforços para a obtenção de resultados que corresponderão a maiores benefícios.

Fonte: Estratégia digital, acesso em 03/03/2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s